Beleza Maquiagem Saúde
Faça sua própria Água Micelar com apenas dois produtos
3 de janeiro de 2017
6
, , , , , , ,

lilac-gray-1280x8535

A água micelar chegou para ficar, haja vista a praticidade com que tiramos a maquiagem usando-a. Está sob o jugo de diversas marcas, com valores variados.

Já fiz um vídeo explicando mais sobre ela (O que é água micelar? Posso fazer a minha? Para quê serve?), onde expliquei o que são as micelas, o processo de micelagem e também contei uma forma de fazê-la, porém um tanto quanto complexa e com produtos difíceis de achar, pois foi a única apontada na internet…

Pois bem, o tempo passou, o mundo girou e percebi que dá sim, para fazê-la menos “prolixa”… hahaha…

Mas, antes disto, explico que o processo de micelagem, nada mais é que a mistura de água e óleo… “Só isto?”

Sim!!!! Mas, para convencimento geral, trarei as palavras corretas:

 

“Sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa (os chamados ácidos graxos). Esses sais possuem caráter misto, em termos de solubilidade em água: por possuírem cadeia hidrocarbônica longa, esta tende a ser insolúvel em água mas capaz de interagir com espécies apolares, como gorduras e outras que denominamos comumente sujeira. Por outro lado, possuem também uma região polar, que é o grupamento ácido carboxílico ionizado (carboxilato), capaz de interagir com moléculas de água. Assim, as moléculas de sabão podem interagir tanto com água como com gorduras, levando à dispersão destas naquele solvente, ou seja, proporcionando aquilo que chamamos limpeza.

Os sabões, uma vez em solução aquosa, formam as chamadas micelas. Micelas são estruturas em que várias moléculas de sabão se agregam, formando uma estrutura esférica. No interior dessa esfera se localizam as cadeias hidrocarbônicas do sabão, juntamente com as gorduras, interagindo entre si através de interações de van der Waals; por outro lado, os grupos carboxilato ficam na superfície da micela, voltados para o solvente (água), e interagindo com este através de interações do tipo ligação de hidrogênio e íon-dipolo. A formação da micela minimiza a repulsão entre as cadeias hidrocarbônicas e as moléculas de água e permite a dispersão da gordura no ambiente aquoso. Entretanto, as micelas só se formam a partir de uma determinada concentração de sabão em água, a chamada concentração micelar crítica (CMC). “
08b

Chatinha a química orgânica, não é?

Enfim, o óleo é que retira as impurezas de nosso rosto… Na vibe “o semelhante atrai o semelhante”: o óleo “puxa” a sujeira.

Então, em sendo óleo e água, usei o óleo Johnson recém nascidos, que é hipoalergênico, e por mais que seja um óleo mineral, cujas moléculas são grandes e não tem poder de penetração, a única função dele será retirar a sujeira… E utilizei o Higiapele, também da Johnson & Johnson, pois é uma substância aquosa, de limpeza, suave e também hipoalergênica. O resultado foi uma “água micelar” bifásica que retira tuuuuuuudo, até a sujeira “da alma”… hahaha… O rosto fica um pouco oleoso, como todas as outras (experimentei três), aí arremato com o Shampoo amarelinho da Johnson & Johnson também, pois é o único que minhas lentes de contato permitem.

Você terá um trio de limpeza que não dará alergia, por preços “módicos”…

E então, gostaram?

38

Comentários

  • Laise Carolina disse:

    Vc mistura em algum recipiente pra estar usando sempre? Como faz?

  • Débora Rocha disse:

    Quais as medidas? Mistura as embalagens inteiras dos dois produtos?

  • Ana Paula disse:

    Camila, eu uso duas marcas diferentes, a da Garnier e da Bioderma. Elas não deixam o rosto oleoso, ao contrário, fica bem sequinho e limpo. Beijos.

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    Sobre a autora:

    Camila Cléo

    Sou Camila Cléo, formada em direito, porém curiosa por assuntos diametralmente opostos ao rigor e sisudez da profissão. Enveredei por hobby pelos caminhos caleidoscópicos da Beleza em todos os seus aspectos.

    Posts relacionados

    / Talvez você poderá gostar também:

    Limão: Elixir Universal da Juventude e Beleza

    A água micelar chegou para ficar, haja vista a pr...

    Leia mais
    IMG_3507

    Linha de Maquiagem Be Emotion by Polishop

    A água micelar chegou para ficar, haja vista a pr...

    Leia mais

    Escova Progressiva Sem Formol: Ácido Glioxílico

    A água micelar chegou para ficar, haja vista a pr...

    Leia mais